Neste sábado (1º), às 15h30, as Gurias Furacão, time feminino do Athletico Paranaense, iniciam a temporada 2021, entretanto disputando o Campeonato Estadual referente ao ano de 2020.
Em razão de desistências e ausência de times interessados o suficiente para a realização do torneio, a Federação Paranaense de Futebol cancelou o certame por duas vezes, até que a CBF exigiu que o campeonato acontecesse. Isso porque, em razão dos critérios de classificação para o Brasileiro Série A2, é preciso que a FPF indique o campeão estadual para ficar com umas das 27 vagas do torneio nacional.
Ainda assim, somente dois times toparam participar: O Imperial FC e o Athletico. O Imperial FC é um Clube tradicional da cidade de Curitiba que disputa desde os anos 50 o campeonato amador da cidade, mais conhecido como “suburbana”. Já o time feminino do Imperial surgiu em 2014 e disputou o Campeonato Paranaense em 2017, 2018 e 2019, ficando em terceiro lugar em todas as oportunidades.
Mesmo que seja vice-campeão, o Athletico já está garantido no Brasileiro Série A2, em razão do critério do Ranking Nacional da CBF. Entretanto, caso seja campeão, o Furacão fica com a vaga destinada aos campeões estaduais e abre uma vaga para outro time do ranking nacional de clubes, que atualmente é o Sport. Assim, se quiser ficar com a vaga do campeonato nacional, o Imperial FC precisa bater as Gurias Furacão.
Por ter somente dois times participando, o Campeonato acontecerá com apenas duas partidas. A finalíssima acontece no dia 5 de maio, às 19h30, no CT do CAJU.
Será a estreia do time feminino do Athletico comandado pela técnica Rosana dos Santos. Desde o início do ano, quando foi anunciada, Rosana buscou conhecer as Gurias e iniciar os treinos ainda que de forma online, em razão da bandeira vermelha decretada em Curitiba que impediu a realização de treinos e jogos.
Pensando em um possível jogo da técnica que explore a força física das atletas e um esquema com toque de bola rápido, é provável que Rosana entre em campo com as seguintes jogadoras: Renata, Bruna, Ale, Nayara, Thais Prado, Paloma, Lele, Isa Leone, Kim Campos, Isa Momesso e Milena.
Esperamos que seja uma ótima estreia das Gurias Furacão na temporada.
O jogo será transmitido pela CBF no MyCujooTV e na RadioCAP, com narração de Jaque Santos e comentários da colunista Daiane Luz.
Pra cima, Gurias!
Por Daiane Luz
Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não representam, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.