Em jogo pegado, Bahia elimina o Fortaleza nos pênaltis, em partida válida pela semifinal da Copa do Nordeste
O duelo de tricolores aconteceu na Arena Castelão, neste sábado (24), e após empate por 0 a 0 no tempo normal de jogo, o Esquadrão venceu o Fortaleza por 4 a 2 na disputa de pênaltis e enfrentará o Ceará na decisão da Copa do Nordeste 2021. O Tricolor Baiano manteve uma boa atuação durante os dois tempos da partida, chegando a ser superior em alguns momentos.
A equipe comandada por Dado Cavalcanti iniciou a partida com uma surpresa. Após desfalque do goleiro Douglas, acometido por Covid-19, o técnico Tricolor escalou Matheus Teixeira, que se tornou o herói da noite ao defender duas cobranças de pênaltis.
O PRIMEIRO TEMPO
O Tricolor da boa terra começou o jogo com uma considerável posse de bola e presença de campo. O time da casa, por sua vez, também começou apertando a saída de bola do visitante, e então o jogo se mostrava bem aberto para as investidas dos dois lados.
O Bahia tentou marcar o primeiro com Thaciano em jogada individual, mas ele foi desarmado ao chutar a bola (4’). O time da casa quase abriu o placar com Wellington Paulista, que arriscou um chute praticamente do meio do campo, ao ver Teixeira adiantado (6’).
O jogo continuou corrido, o Bahia fez várias investidas pressionando o Fortaleza, principalmente pela lateral do campo, com Rossi e Nino Paraíba, mas nenhuma com sucesso. Aos 41’ do primeiro tempo, o Esquadrão de Aço apareceu mais uma vez com perigo, deixando uma bola no travessão com Rossi, que finalizou de primeira com o pé direito.
O SEGUNDO TEMPO
No 2º tempo, os times seguiram com o mesmo ritmo de jogo. O visitante Bahia seguia pressionando o dono da casa e o Fortaleza tentando sair no contra-ataque. Aos 2 minutos, o Fortaleza tentou o gol com Robson, que finalizou para fora. O Bahia, em seguida (5’), contra atacou e Gilberto caiu na área pedindo pênalti, mas o juiz mandou seguir o jogo.
O Bahia seguiu tentando, aos 25 minutos do 2º tempo, Rossi teve mais uma oportunidade pela direita, mas não foi dessa vez, o jogo seguiu e acabou o tempo regulamentar em 0x0.
DISPUTA DE PÊNALTIS
A disputa começou com o Goleiro do Fortaleza no gol versus o Atacante Gilberto, artilheiro da Copa do Nordeste com 8 gols, Gilberto converteu para o Bahia. Em seguida Bruno Melo, que foi bater para o Fortaleza, perdeu! A bola parou no goleiro do Bahia Matheus Teixeira, que fez uma bela defesa.
Em seguida os batedores foram Matheus Galdezani, Lucas Crispim, Rodriguinho e Éderson, ambos converteram em gol para seus times, o próximo a bater foi o lateral do Bahia, Juninho Capixaba, que perdeu, ele teve seu chute defendido por Felipe Alves, goleiro do Fortaleza; foi nessa hora que o jogo “pegou fogo”, mas a estrela do herói da noite, Matheus Teixeira, brilhou mais uma vez, ele fez mais uma defesa segura, defendendo a cobrança do atacante Robson do Fortaleza, a agonia acabou quando o zagueiro Conti converteu o último para o Bahia.
A FINAL DA LAMPIONS LEAGUE
Após vencer o Fortaleza o Bahia avançou para a grande final, agora o Tricolor Baiano vai enfrentar o Ceará na disputa pela “orelhuda” da Copa do Nordeste. A disputa do título ocorrerá em sistema de ida e volta, com a primeira partida em Salvador. Isso no próximo fim de semana.
Por Suzane Pinheiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.