Peixe tropeça no primeiro jogo da fase de grupos
A Copa Libertadores começou de fato para o Alvinegro Praiano na noite desta terça-feira (20), e começou do jeito que o santista imaginava: indigesta! O adversário, atravessado na garganta desde 2017, fez jus a todo ranço dedicado a ele e deixou meu início de feriado muito mais divertido. Em casa, o Peixe foi derrotado pelo Barcelona (EQU) por 2×0, com direito a gol contra e atuação medíocre.
Mais uma vez improvisando na escalação, Ariel optou por Pará no meio campo e Madson na lateral, para deleite (ainda que breve) desta que vos escreve, Luiz Felipe não estava entre os onze. Para ser bem sincera não acredito que tenha feito alguma diferença no meu humor ao final da partida.
O jogo começou com um adversário mostrando a que veio, pressionando e ocupando todos os espaços em campo, nos primeiros vinte minutos o time santista praticamente assistiu o time equatoriano jogar. Pouquíssima criação e uma ou duas chances de gol, poderia até tentar “culpar” o gramado encharcado ou a chuva torrencial (vai que não conseguiam enxergar, né?) que desabou na Baixada, mas a verdade é que o Santos fez um jogo muito aquém do que esperava sua meia dúzia de torcedores. O primeiro tempo sem gols foi quase uma vitória.
Voltamos para a segunda etapa sem mudanças, tanto na escalação quanto na disposição dos seres em campo. Com sete minutos o Barcelona, que continuava melhor que o Alvinegro, abriu o placar com Garcés. Ariel decidiu mexer, tirou Madson e Gabriel Pirani para a entrada de Vinícius Balieiro e Lucas Braga. A chuva continuou muito mais interessante e produtiva que o Santos.
Como nada é tão ruim que não possa piorar, Pará ampliou para o adversário aos 23 minutos. Há dois dias eu estava comemorando um gol contra, o adversário estava simplesmente no lugar errado na hora errada, igual meu lateral hoje. Castigo do universo? Não! Falta de sorte mesmo. O comandante Alvinegro mexeu mais uma vez, mas nada que fizesse alguma diferença nos ânimos do elenco, estava mais fácil tomar o terceiro do que fazer um gol. Fim de papo na Vila Belmiro, e o primeiro passo rumo a tal Glória Eterna já foi um tropeço.
A próxima partida será na Bombonera contra o Boca Juniors, na próxima terça-feira (27), antes disso o Peixe enfrenta o Novorizontino na sexta-feira (23), e o Corinthians no domingo (25), pelo Campeonato Paulista. Seguimos.
Por Andra Jarcem, com o Santos onde e como ele estiver.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.