Há exatos 46 anos, era inaugurado na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, o Estádio Alfredo Jaconi, casa do nosso E. C. Juventude. Fundado em 1913, o Ju, como é chamado carinhosamente, é o clube mais antigo da cidade. Em partida inaugural, que aconteceu em 1975, durante a comemoração do centenário da colonização italiana, o Verdão enfrentou o Flamengo em um amistoso onde empataram em 0 a 0.
De lá para cá, muita coisa aconteceu e muitas histórias foram contadas. O Jaconi foi testemunha de grandes feitos históricos e palco de confrontos memoráveis. Presenciou vitórias, derrotas, e grandes conquistas. Fez muitos Jaconeros sorrirem e também chorarem, mas fazendo um retrospecto e colocando na balança, nos últimos anos tivemos mais motivos para sorrir do que qualquer outra coisa.
Há um ano, com a chegada da pandemia causada pela Covid-19, o Jaconi teve suas portas fechadas para o futebol, assim como todos os outros estádios. Era preciso se resguardar para o vírus não se propagar. Os dias passaram, a situação só se agravava, mas o futebol não podia mais esperar.
Após 3 meses de paralisação, a CBF determinou que era preciso dar continuidade aos Campeonatos, mas com um feito inédito, sem a presença das torcidas. Deixa eu te perguntar. Você já entrou em um estádio vazio? Não deve ter nada mais triste, mais monótono, mais deprimente do que uma partida de futebol com as arquibancadas interditadas.
Hoje, acompanhamos as partidas de futebol pela TV, rádio ou plataformas de streaming sem nos causar muito estranhamento, mas dizer que nos acostumamos a não ouvir aquela multidão fervorosa nas arquibancadas, isso nunca.
Com o nosso querido Jaconi, não foi diferente. Os gritos e batuques deram lugar ao imenso silêncio que não pôde ser preenchido apenas pelos gritos dos jogadores e dos técnicos. Suas próprias vozes ecoam no imenso vazio que se faz presente no estádio.
Já que no atual cenário nos resta apenas recordar, você sabia que a primeira partida de futebol com neve no Brasil, que se tem registro, aconteceu no Alfredo Jaconi? Foi um duelo entre Ju e Internacional de Santa Maria, em 17 de julho de 1975. O Verdão saiu com a vitória, mas o branco da neve misturado ao verde da grama chamou mais atenção que a própria partida.
E o que dizer da primeira vitória do Juventude no Jaconi, no clássico que aconteceu em 1° de junho de 1977? Onde o Ju venceu o Caxias pelo placar de 1 a 0, pelo Gauchão. Eu nem sonhava em nascer, mas para quem estava lá, com certeza foi tomado por uma emoção sem tamanho.
Outro fato memorável ocorreu no dia 17 de março de 1994. Com um público de mais de 10 mil pessoas presentes, o Juventude venceu de virada o Parma da Itália pelo placar de 3 a 1, levando seu nome aos grandes jornais internacionais, porém, algo grandioso ainda estaria por vir. Poucos meses depois, em 4 de dezembro de 1994, o Ju venceu o Goiás por 2 a 1, conquistando o título de Campeão Brasileiro – Série B.
E o que falar do título da Copa do Brasil de 1999? Figurante entre os clubes da primeira divisão, o ‘azarão’, como era chamado, massacrou grandes times, eliminando o Fluminense, Corinthians e também o Internacional, e levou o título ao derrotar o Botafogo na grande final, fazendo 2 a 1 sobre o Glorioso no primeiro jogo realizado no Alfredo Jaconi, e o segundo duelo terminou em 0 a 0, desta vez tendo o Maracanã como testemunha.
São tantos momentos maravilhosos que ficarão para sempre eternizados em nossos corações. No momento, nosso queridinho Jaconi passa por reformas, afinal, conquistamos o tão sonhado acesso à Série A do Campeonato Brasileiro e, para ficar compatível com os clubes da primeira divisão, era preciso fazer melhorias em casa.
Por falar em acesso à Série A, qual Jaconero não se recorda com tristeza o ano de 2007? Após ser rebaixado para a série B, o Ju ficou por 13 anos longe da elite do futebol e permaneceu vagando pelas séries B, C e D.
Após anos de muita luta, trabalho e dedicação, o nosso Verdão finalmente chegou lá, e é difícil mensurar o quão importante, significativo e grandioso é para um Clube como o Juventude ter superado todos os obstáculos e ter crescido de tal forma conquistando dois acessos consecutivos; a Série B em 2019 e a Série A em 2020/21.
Um feito desses é motivo de muita festa e comemoração, mas devido ao nosso cenário atual, é preciso cautela. É certo de que será mais um ano com os Estádios vazios, mas vamos continuar torcendo pelo nosso Verdão, assim de casa mesmo, emanando boas vibrações e energias positivas para os nossos jogadores, e quando isso tudo passar estaremos juntos novamente, mas agora, de casa nova. E não se esqueça: “Jaconero, seja guerreiro!”
Por Bruna Soares
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.