(Arte: Ingrid Fochezatto)
Ao soar o apito final do jogo entre Internacional e Tolima, pela última fase classificatória da Libertadores, um novo capítulo da rivalidade Gre-Nal foi escrito. Pela primeira vez na história teremos Gre-Nal na Libertadores. O Rio Grande do Sul vai parar!
O feito esteve perto de ocorrer outras três ocasiões. Em 2007, primeira vez que disputaram a competição de forma simultânea, as campanhas foram bem diferentes. O Colorado, atual campeão na época, caiu ainda na fase de grupos. Já o Tricolor chegou à final, na qual foi derrotado pelo Boca Juniors.
Em 2011, o clássico gaúcho quase ocorreu nas quartas de final. Mas tanto Inter como Grêmio foram eliminados na fase anterior.
Na temporada passada a dupla Gre-Nal quase se enfrentaram na semifinal da competição. No entanto, nas quartas de final o Colorado foi eliminado pelo Flamengo. O Grêmio chegou à semifinal ao derrotar o Palmeiras, mas também parou no meio do caminho diante do Flamengo, que se sagrou campeão.
Depois de muitos “quases” finalmente teremos Gre-Nal na maior competição da América. A expectativa pelo clássico começou já no sorteio da Libertadores, realizado em dezembro de 2019. Com o Grêmio como cabeça de chave do Grupo E, bastava o Inter passar pelas duas fases da Pré-Libertadores que o estaria na mesma chave do seu maior rival. A vitória e classificação diante do Tolima reservou um novo capítulo da rivalidade Gre-Nal. Além dos gaúchos, também estão no Grupo E o América de Cali e o Universidad Católica.
Os confrontos, pelo Grupo E, já têm data marcada. O primeiro deles ocorre no dia 12 de março, às 21h, na Arena. A partida no Beira-Rio será no dia 8 de abril, às 21h30. Caso avancem na competição há possibilidade de Gre-Nal também nas fases finais. Como diria Galvão Bueno: “haja coração”!
No entanto, antes de pensar nos clássicos, a dupla tem outros compromissos pela competição. O Grêmio estreia na Libertadores na próxima terça-feira (03/03), contra o América de Cali, às 21h30, na Colômbia. Também na terça, um pouco mais cedo, o Inter entra em campo diante do Universidad Católica, às 19h15, no Beira-Rio.
Por: Ingrid Fochezatto
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Mulheres em Campo.