A partida entre Cruzeiro e América-MG neste sábado (29), marca um confronto inédito entre as duas equipes mineiras no Campeonato Brasileiro da Série B. Os dois clubes jogam no Mineirão, às 19h, em partida válida pela 6ª rodada.
A Raposa é mandante da partida e está na 11ª colocação do campeonato, com 4 pontos. O Coelho ocupa o 7º lugar, com o dobro de pontos na tabela. Em caso de vitória e dependendo da combinação de resultados, o time Estrelado pode alcançar o 9º lugar e não se distanciar tanto do grupo da parte de cima da tabela. Já a equipe do Horto depende do tropeço dos outros times, mas, com os três pontos deve chegar ao G-4.
Nesta semana, os dois clubes jogaram pela Copa do Brasil. O América venceu a Ferroviária, por 1 a 0 e o maior campeão da competição, Cruzeiro, foi eliminado pelo CRB, ao empatar por 1 a 1, já que precisava ganhar a partida de volta por dois ou mais gols de diferença. A curiosidade deste clássico é Enderson Moreira, atual técnico do Cruzeiro, mas que também teve passagem pelo time alviverde, em 2017, quando foi campeão da série B.
Cruzeiro e América – 1950 –
Foto: Cruzeiro/acervo do clube
HISTÓRICO E NÚMEROS DO DUELO
Desde 1921, Cruzeiro e América se enfrentaram 370 vezes. A vantagem azul é notória. São 157 vitórias cruzeirenses, 101 vitórias americanas e 112 empates.
O primeiro encontro entre as equipes aconteceu no ano da fundação do então Palestra Itália, que perdeu para o Coelho por 2 a 0.
Também pelo Mineiro, mas em fevereiro deste ano, aconteceu o último confronto. O resultado foi 1 a 1. Ademir abriu o placar para o América e o garoto Maurício empatou para o time Cinco Estrelas.
Desde 2002 que a equipe americana não vence a equipe Celeste no Mineirão. Em 18 anos de clássico neste estádio, são 11 vitórias azuis e 8 empates, sendo que o Cruzeiro marcou 38 gols e sofreu 14.
Ainda não tem data marcada para o reencontro dos clubes, no segundo turno da Série B, devido às incertezas do calendário do futebol causadas pelo Covid-19, mas sabe-se que será na 25ª rodada.
PREPARAÇÃO DA RAPOSA
Ainda em Maceió, na quinta-feira (27), o elenco Celeste treinou na academia do hotel. Trabalho regenerativo para aqueles que participaram do jogo contra o CRB e treino físico para os outros atletas. A delegação voltou para a capital mineira na parte da tarde.
Jean com dores no joelho é desfalque, por outro lado, o zagueiro Cacá estará à disposição do técnico Enderson.
PREPARAÇÃO DO COELHO
Após a vitória contra a Ferroviária, na terça-feira (25), o Coelho voltou todas as atenções para este jogo. O time se reapresentou e fez os testes para Covid-19 no Departamento Médico. Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos fizeram treino regenerativo e reforço na academia. O restante do elenco trabalhou a parte física, técnica e tática, segundo o site do clube. O técnico Lisca fez atividades reduzidas e os goleiros treinaram com o preparador Silvio Jardim.
Na quinta, o treinador americano teve um bate papo motivador com o elenco. Além disso, o time treinou novamente e o Lisca comandou um coletivo, buscando a melhor formação da equipe. O único desfalque no elenco americano é o meia Ademir, que ainda se recupera de uma lesão na coxa.
CABULOSAS VOLTAM À CAMPO EM JOGO ANTES DO CLÁSSICO
(Foto: Flickr do Cruzeiro/Gustavo Aleixo)
As meninas do Cruzeiro voltam à campo neste sábado, em duelo contra o Grêmio. A partida marca o retorno do futebol feminino após mais de 5 meses de afastamento causado pelo Covid-19.
O jogo será às 14 horas no estádio Mineirão a pedido do próprio clube. Válido pela pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A1, o confronto é direto, uma vez que ambas as equipes tem 9 pontos, mas as gaúchas ocupam a 6ª colocação e as mineiras a 7ª.
Ficha técnica
6ª rodada – Campeonato Brasileiro série B
Local: Estádio Mineirão
Data: 29/08/2020
Hora: 19:00
Arbitragem: Paulo César Zanovelli (MG)
Por Rayssa Rocha, colunista do América-MG #AcreditaAmérica e
Sam Bella, colunista do Cruzeiro #UmNovoCruzeiro
* Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Mulheres em Campo.