Depois de sediar a Copa América de Futebol Feminino, a Seleção Chilena fará sua estreia na competição mundial, disputada na França, entre os dias 7 de Junho e 7 de Julho.
Para conseguir esse feito histórico de representar o país na Copa do Mundo, as chilenas disputaram a final da Copa América em casa, contra o Brasil. Apesar da derrota na final, por 3×1, no estádio La Portada, ambas as seleções se garantiram na Copa da França. A medalha de prata também garantiu ao Chile o direito a disputar uma repescagem para uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. O confronto deve ser disputado com as segundas colocadas do Campeonato Africano de Futebol.
“Las rojitas” que representarão o Chile no Mundial no comando de Jose Letelier são:
Goleiras: Christiane Endler, Natalia Campos, Ryan Torrero;
Defesa: Carla Guerrero, Rocfo Soto, Valentina Diaz, Camila Sáez, Su Helen Galaz e Javiera Toro;
Meias: Yesenia López, Francisca Lara, Claudia Soto, Karen Araya, Elisa Duran, Daniela Pardo e Ana Guitierrez;
Atacantes: Yaanara Aedo, Yessenia Huenteo, María José Rojas, Javiera Grez, María José Urrutia, Rosario Balmaceda e Daniela Zamora;
O Chile é um dos times do grupo B, que também tem Estados Unidos, Tailândia e Suécia. A primeira partida das chilenas será contra as suecas, às 13h, no dia 11/06. Depois, encara os EUA, dia 16, e encerra com a Tailândia, dia 20, no mesmo horário.
HISTÓRIA:
A Seleção Chilena Feminina de Futebol obteve bons resultados ao longo de sua trajetória. A equipe conquistou a medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010. Além disso, foi vice colocada na Copa América em 1991 e 2018 e 3º lugar nos anos de 1995 e 2010.
Fontes: Seleção Chilena de Futebol Feminino – Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sele%C3%A7%C3%A3o_Chilena_de_Futebol_Feminino
Federação de Futebol do Chile:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Federaci%C3%B3n_de_F%C3%BAtbol_de_Chile
Conmebol:
https://conmebol.com/pt-br/federacao-chilena-de-futebol-ffc
ESPN Brasil:
Por Rayssa Rocha