
ELIMINATÓRIAS DA EUROCOPA 2020
As primeiras rodadas da fase de grupos começam nesta quinta (21) e prosseguem até sábado (23)
Começam os jogos da fase eliminatória do segundo maior campeonato de futebol entre seleções do mundo, perdendo apenas para a Copa do Mundo, que acontece a cada quatro anos desde o ano de 1960. Esta edição é bastante especial pois marca o aniversário de 60 anos do torneio e pela primeira vez na história as partidas serão disputadas em 12 municípios de diferentes países.
Além de Itália (Roma) e Inglaterra (Londres), esta edição acontecerá em Amsterdã (Holanda), Baku (Azerbaijão), Bilbao (Espanha), Bucareste (Romênia), Budapeste (Hungria), Copenhague (Dinamarca), Dublin (Irlanda), Glasgow (Escócia), Munique (Alemanha) e São Petersburgo (Rússia). O Presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, falou sobre a novidade:
“É um enorme prazer poder levar o EURO 2020 a tantos países e cidades, ver o futebol agir como uma ponte entre nações e aproximar a competição dos adeptos que são a verdadeira essência da modalidade.”
Com o intuito de manter o torcedor informado de tudo o que acontecerá dentro das quatro linhas, o Blog Mulheres em Campo montou uma equipe especial com colunistas para cobrir os jogos.

Foto de Franck Fife – AFP
Ao todo são 55 seleções que disputam as 24 vagas da competição. Os dois primeiros colocados das 10 chaves se classificam diretamente. As quatro vagas remanescentes serão atribuídas após a disputa de um play-off com os 16 campeões de cada grupo das quatro divisões da Liga das Nações. Lembrando que, que caso a seleção já tenha garantido a sua vaga pela fase anterior, a equipe seguinte ganhará a chance de disputar a fase.
A abertura da competição acontece no dia 12 de junho no Estádio Olimpico de Roma, enquanto a final será em Wembley, conhecido como The Home of Football , com capacidade para 90.000 torcedores, no dia 12 de julho.
Após vencer a Copa do Mundo 2018, a França é a principal candidata a erguer o troféu, a vice Croácia também entra na lista. As seleções da Bélgica e Inglaterra, Itália, Espanha, Suíça, Holanda, Dinamarca, Suécia e Portugal também têm ótimas chances.
Cristiano Ronaldo festeja o gol de Portugal na final de 2016 do banco
Getty Images
Portugal foi a campeã em 2016 ao vencer a França por 1 x 0. Foi um jogo dramático, pois o grande craque do time, Cristiano Ronaldo, saiu lesionado nos primeiro tempo. No entanto, o time soube lidar com o desfalque e levantou a taça com méritos.
Nesta edição, CR7 igualou o registo de Michel Platini de nove gols em partidas de fases finais de europeus. O terceiro maior goleador do torneio é o inglês Alan Shearer, com sete tentos.
Uma curiosidade sobre a tão sonhada Taça Henri Delaunay. Em 2008, ganhou uma nova versão baseada no design original criado pela empresa Arthus-Bertrand, em 1960. O troféu leva o nome de um dos homens mais importantes do futebol e idealizador da EuroCopa. Delaunay foi antigo presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF) e primeiro secretário-geral da UEFA, desde a data da sua criação, em 15 de Junho de 1954, até 9 de Novembro de 1955.
Confira todos os grupos das Eliminatórias da Eurocopa:
Grupo A
Inglaterra
República Tcheca
Bulgária
Montenegro
Kosovo
Grupo B
Portugal
Ucrânia
Sérvia
Lituânia
Luxemburgo
Grupo C
Holanda
Alemanha
Irlanda do Norte
Estônia
Bielorrússia
Grupo D
Suíça
Dinamarca
Irlanda
Geórgia
Gibraltar
Grupo E
Croácia
País de Gales
Eslováquia
Hungria
Azerbaijão
Grupo F
Espanha
Suécia
Noruega
Romênia
Ilhas Faroe
Malta
Grupo G
Polônia
Áustria
Israel
Eslovênia
Macedônia
Letônia
Grupo H
França
Islândia
Turquia
Albânia
Moldóvia
Andorra
Grupo I
Bélgica
Rússia
Escócia
Chipre
Cazaquistão
San Marino
Grupo J
Itália
Bósnia-Herzegovina
Finlândia
Grécia
Armênia
Liechtenstein
Carla Andrade
Rosileide Ribeiro