Conheça os movimentos São PraElas, formado por torcedoras do São Paulo, e Elas e o Sport, o coletivo feminino do Leão.
O São PraElas surgiu em 6 de novembro de 2017, com outro nome, o São Paulinas Uuniformizadas, que lutavam por artigos esportivos femininos que estavam em falta. O grupo, há época, teve resposta do Clube, as meninas deram entrevistas para a Band, canais ligados ao Clube, etc. Com o passar do tempo e da repercussão notaram que a luta não deveria se limitar só a isso.
A partir disso, vendo como o grupo estava crescendo, decidiram se tornar um movimento em prol das mulheres. Hoje o intuito é promover a união de mulheres nos estádios, e até fora dele, para torcerem sempre juntas e com segurança.
Fora do estádio as meninas também representam! O movimento São PraElas já fez uma campanha de doação sangue, apoiam a luta da Letícia Fabbri juntando lacres para suas próteses, e buscam sempre estar ajudando todos, independente do time. E pretendem ajudar muito mais com campanhas, arrecadar doações e criar projetos, etc.
Giovanna Sanches, a criadora do movimento, falou um pouco sobre o que o coletivo significa para ela: “eu sempre quis fazer algo com que eu pudesse lutar pelos direitos das mulheres, e o movimento significa isso para mim, a chance de poder lutar não só por mim, mas por todas elas.”
As meninas já estão confeccionando bandeiras, faixas de mão e acessórios para as meninas que se interessarem!
O movimento já conta com mais de 200 meninas, em mais de 7 grupos, divididos por regiões e nas redes sociais contam com cerca de 1.800 seguidores no Instagram. Para fazer parte, é só entrar em contato através das redes sociais do grupo.
O Elas e o Sport foi criado em 16 de fevereiro de 16, por 5 mulheres. A ideia nasceu da necessidade das mulheres em terem um espaço para expressar suas ideias e acompanharem o Sport C.R., pois na época não havia nenhum tipo de ação no Sport voltada especificamente para a torcida feminina.
Nas arquibancadas elas mostram que torcer para o Sport é muito mais do que “apenas futebol”, é uma religião. As meninas dão um verdadeiro show!
Além disso, fora das arquibancadas elas também representam. Sabe o encontro promovido pelo Movimento Coralinas, do Santa Cruz? A mesa de debates será composta também por torcedoras do Sport e Náutico, mostrando que a luta pela representatividade feminina no futebol vai além da rivalidade.
Em suas redes sociais, o grupo Elas e o Sport divulgam notícias sobre o time, sobre promoções que o Clube promove, curiosidades, além de muita foto linda no feed do Instagram.
No Carnaval, elas aproveitaram para mandar vários recados sobre abusos e assédio, afinal, NÃO É NÃO!
As meninas possuem o incrível número de 17 mil seguidores no Instagram, 3.500 no Twitter e 3.300 curtidas na página do Facebook! O alcance do movimento é demais!
Seguem abaixo as redes sociais de ambos os movimentos:
São PraElas
Instagram: @saopraelas
Twitter: @SaoPraElas
Elas e o Sport
Instagram: @elaseosport
Twitter: @elaseosport
Por Raiane Vieira e Daiane Luz