Hoje o Mulheres em Campo apresenta o movimento Torcedoras do Leão, coletivo de mulheres fanáticas pelo Fortaleza, e o Núcleo Feminino Gremista, a união das torcedoras tricolores
Em agosto de 2017 mulheres de todas a torcidas do Brasil fizeram uma ação coletiva em atenção à participação da mulher no futebol e, no Estado do Ceará, a representatividade das torcedoras do Fortaleza foi enorme. A partir daí, vendo o potencial interesse deste grupo em comum, algumas torcedoras se encontraram e se reuniram, criando o coletivo voltado apenas para as demandas do Fortaleza.
O lema do grupo é: “A união faz a força” e é com certeza a força do Leão do Pici que faz com que essas torcedoras sejam ainda mais unidas.
As torcedoras se juntaram à União das Torcidas Tricolores para arrecadação de fundos para compras de materiais, para uma grande festa nas arquibancadas no clássico do próximo dia 17 de fevereiro, um trabalho que demanda dedicação, e que é extremamente valioso para a manutenção da festa no futebol.
Além de se reunirem para torcer para o time do coração, em suas redes sociais, o coletivo fornece informações sobre os jogos, prestação de contas das campanhas de arrecadação, fazem homenagem às aniversariantes do dia, e na campanha #TorçaComoUmaMulher participaram com um vídeo lindo, que vale a pena conferir.
Nas redes sociais as meninas contam com cerca de 1.500 seguidores no Instagram e quase 300 no Twitter. Para saber como juntar-se ao grupo, é só enviar um direct ou chamá-las na DM.
Criado em 01/09/2014, por duas torcedoras do Grêmio, Michi Almeida e Katussi Ampeze, o Núcleo Feminino Gremista une mulheres que, por falta de companhia, deixavam de ir aos jogos, justamente por se sentirem sozinhas. Ainda, o movimento surgiu devido às dificuldades de aceitação em ter mulheres em consulados ou outros movimentos dentro do Estádio.
A diretora do coletivo, Lidiane Camargo, assim define o que o grupo significa para ela: “Nossa luta é diária e é reconfortante saber que não estamos sozinhas, que sempre vamos ter quem nos dê a mão. Juntas somos mais fortes, somos uma família e essa união vai muito além!”
Além de apoiar o time masculino do Grêmio, as gurias também apoiam muito o futebol feminino do Clube, mantendo sempre as redes sociais atualizadas, pois entendem a importância deste apoio. Ainda, no feed do Instagram, atualizam os torcedores com um pré-jogo contando o histórico dos confrontos entre o Grêmio e o adversário da vez, e ainda, um pós jogo, onde falam rapidamente sobre os lances de destaque da partida.
O Núcleo conta hoje com mais de 250 meninas (cadastradas) que vão ou não em jogos, e ainda, tem representantes fora do Estado e do país.
“Nosso objetivo é poder unir cada vez mais as mulheres e incentivar que vão ao estádio apoiar o Grêmio” – dizem as gurias!
O coletivo abraça gremistas de todos os lugares, desde as que comparecem todo jogo, até aquelas que não podem ir em razão da distância. Nas redes sociais, elas contam com mais de 7 mil seguidores no Instagram e cerca de 1.500 no Twitter. Na bio do Instagram do movimento, as gurias disponibilizam um link para cadastro, facilitando a vida das gremistas interessadas em participar. Faça parte do movimento!
Abaixo as redes sociais de ambos os coletivos:
Torcedoras do Leão
Instagram: @torcedorasdofec
Twitter: @torcedorasdofec
Núcleo Feminino Gremista
Instagram: @nucleofemininogremista
Twitter: @NFG1930
Por Daiane Luz