Campeão de 62


A sétima edição da Copa do Mundo aconteceu no Chile e teve como campeã a Seleção Brasileira de Futebol

http://i2.wp.com/www.instigatorium.com/wp-content/uploads/2014/02/copa-1962-1.jpg

Pôster oficial da Copa de 1962 – Imagem extraída da internet

A Copa do Mundo de 1962 realizada de 20 de maio até 17 de junho foi sediada no Chile e teve a participação de dezesseis equipes, sendo elas: Argentina, Brasil, Bulgária, Chile, Colômbia, Tchecoslováquia, Inglaterra, Hungria, Itália, México, Espanha, Suíça, Uruguai, União Soviética, Alemanha Ocidental e Iugoslávia.

A Copa do Mundo era dividida em quatro grupos, distribuídos da seguinte maneira:

Grupo 1: União Soviética, Iugoslávia, Uruguai e Colômbia;

Grupo 2: Alemanha Ocidental, Chile, Itália e Suíça;

Grupo 3: Brasil, Tchecoslováquia, México e Espanha;

Grupo 4: Hungria, Inglaterra, Argentina e Bulgária.

Nas quartas de final, o Brasil ganhou da Inglaterra por 3 a 1 e passou para a semifinal da competição, com dois gols de Garrincha e um gol de Vavá.

Na semifinal, o Brasil saiu vencedor em cima do Chile por 4 a 2, com dois gols de Garrincha e dois gols de Vavá.

De goleada em goleada, o Brasil chegou na final contra a Tchecoslováquia.

Imagem relacionada

Foto: Internet

A partida final da Copa de 62 foi disputada entre Tchecoslováquia e Brasil, no Estádio Nacional do Chile no dia 17 de junho para um público de mais de 68.000 pessoas, e foi comandada pelo árbitro soviético Nikolay Latyshev.

O Brasil foi à campo com a seguinte escalação: Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo, Nilton Santos, Zito, Didi, Amarildo, Garrincha, Vavá e Zagallo.

Josef Masopust abriu o placar aos quinze minutos para a Tchecoslováquia, mas a comemoração durou pouco. Dois minutos depois, Amarildo empatou o jogo para o Brasil finalizando o primeiro tempo em 1 a 1.

Aos vinte e quatro minutos do segundo tempo, Zito virou o jogo para a equipe brasileira e Vavá, nove minutos depois, ampliou, fechando o placar em 3 a 1.

O capitão Mauro Ramos de Oliveira ergueu a taça Jules Rimet e assim, o Brasil levou seu segundo título em Copas do Mundo.

Foto: Internet

PELÉ E GARRINCHA

http://i0.wp.com/www.instigatorium.com/wp-content/uploads/2014/02/garrinchapelblogols-thumb.jpg

Garrincha e Pelé – Imagem: CBF

Não gente, vocês não viram o nome de Pelé no jogo que deu o título ao Brasil…

Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, participou apenas do primeiro jogo da Copa. Isso porque, acabou se machucando e tendo que abandonar a competição.

A partir desse episódio, quem assumiu o lugar de Pelé, até então o melhor da seleção, foi Garrincha, considerando desde a lesão de Pelé o melhor jogador e o principal responsável pela conquista brasileira em 1962.

Terminamos como campeões da Copa do Mundo de 1962, conhecida como a Copa de Garrincha. Tanto ele quanto Vavá, foram os protagonistas principais dessa conquista.

Campeão pelo Santos e no auge de sua carreira em 1962, Pelé saiu forçadamente a Copa, mas deixou dois representantes que fizeram muito bem os deveres de casa. Se um não estava perto, o outro estava pronto para mandar a bola para a rede e ampliar o placar.

Garrincha era um jogador que atraía todas as atenções dos jogadores adversários, então quando ele pegava na bola, servia de distração para os companheiros se movimentarem e chegarem onde queriam, ou seja, no gol.

Não só uma Copa, mas um campeonato e uma equipe são feitos pelo trabalho e entrosamento de todos. O Brasil conseguiu se dar bem do início ao fim, mereceu ganhar e trazer o bicampeonato em Copas do Mundo.

Por Bethania Formighieri


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se